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Certificado Digital


O que é Certificação Digital:

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Modelo de Negócio:

A FACIAP está inserida na Rede de Certificação Digital da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a qual tem como parceira a Certisign. A Certisign é Autoridade Certificadora (AC) e a FACIAP a Autoridade de Registro (AR) do Sistema CACB  no Paraná. As ACEs são Pontos de Atendimentos (PA) de Certificação Digital. No intuito de viabilizar os custos da manutenção da estrutura local do PA, principalmente o colaborador que será o Agente de Registro, recomenda-se às ACEs que não terão volume para justificar o investimento baseado na sua demanda, que orientem seus associados a realizarem a Certificação Digital na ACE mais próxima que possua um Ponto de Atendimento, ou negociar com a mesma, o deslocamento do seu Agente de Registro em data previamente agendada com seus associados (ter acesso a internet no local).

Investimentos do Ponto de Atendimento:

  • Agente de Registro: O agente de registro é a pessoa que irá atender o cliente no momento da validação do certificado digital. Este agente, por força de norma federal, deve ser um vínculo CLT pela Autoridade de Registro. 
  • Curso de formação: O agente deve 64 módulos e é faturado pela Certisign diretamente ao ponto de atendimento (ACE). O valor do curso é de R$ 200,00 e o aluno não poderá reprovar mais que duas vezes sob pena de ter que pagar novamente este valor.
  • Notebook com Windows 8 ou superior versão professional original com processador Core I3 ou superior e mínimo de 4GB de memória RAM;
  • Multifuncional (impressora, scanner e copiadora) caso não tenha. Se tiver pode ser compartilhada entre todos.
  • Armário com chave para uso exclusivo do agente de registro.
  • Despesas postais: Quinzenalmente os dossiês gerados pelos pontos de atendimento deverão ser enviados na íntegra para a AR Faciap através de Sedex com AR. Aqui eles serão arquivados por 10 anos.
  • Despesas com cartório: Registro no RCPJ da comarca para abertura filial da FACIAP e alvará.

Passos para abertura de Instalação Técnica (ITS):

  • Assinatura do Acordo Operacional;
  • Abertura da filial da Faciap no endereço da ACE;
  • Treinamento do Agente de Registro;
  • Habilitação do Agente de Registro no ITI
  • Deferimento da ITS no ITI
  • Configuração dos equipamentos;
  • Liberação da Agenda